Seja no frio ou no verão o gelo é um produto consumido em todas as épocas do ano, claro que dependendo da região do Brasil, como sul e sudeste, no inverno, o gelo é pouco utilizado por causa das baixas temperaturas. Segundo pesquisa do site G1, no verão, a busca pelo produto chega a dobrar nos estabelecimentos, fazendo as fábricas trabalharem até três turnos, diariamente, para dar conta da demanda. Um refrigerante, um suco ou até mesmo uma água, todas essas bebidas ficam com um sabor diferente com o uso do gelo.
Muitos acreditam que o gelo é apenas água congelada, o que não é verdade, pois o produto, principalmente o consumido em bares, quiosques, restaurantes e lanchonetes precisa ser de qualidade para não causar prejuízos à saúde dos clientes. Sim, o gelo não certificado pode causar a transmissão de algumas doenças graves para as pessoas, como doenças estomacais, gastroenterites, febre, náusea, tontura e até mesmo Hepatite.
Os cubos de gelo, quando são fabricados utilizando água contaminada, por exemplo, ao serem congelados, a baixa temperatura do refrigerador, não consegue retirar todas as partículas de micro-organismo que são prejudiciais à saúde. Por isso, as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) indica que o gelo seja fabricado com água tratada, filtrada ou mineral e os sacos onde o produto será colocado sejam lacrados e armazenados em local higienizado.
Além disso, os cubos devem ser feitos em formas de silicone, que protege o gelo da contaminação e de possíveis rachaduras também. Ainda para garantir a qualidade do gelo, o freezer ou local de armazenamento deve estar limpo, e coberto por papel filme, que não deixa aromas externos ficarem no produto. E o transporte deve ser realizado em caminhões, carro ou outro local refrigerado, com temperatura adequada para o produto não derreter ou perder sua propriedade.
Mas, afinal, como saber se o gelo comprado é de qualidade? Para isso, você precisa se certificar que a empresa segue todas as normas exigidas de fabricação e higiene, e se ela é conhecida no mercado. Além disso, fique atento aos aspectos que o produto apresenta. O gelo de boa qualidade tem aparência limpa, não possui cheiro, preferencialmente, é em formato de cubo, o que facilita que as impurezas sejam diluídas mais rapidamente.
Viu como investir em gelo de qualidade vale a pena? A Gelo Brasil é uma empresa especialista na distribuição do produto. Entre em contato conosco e confira nossas novidades.