Quem nunca foi a algum show ou festa e se deparou com aquela pequena fumaça saindo de drinks bonitos e bem elaborados? Esse é o gelo seco. Muito utilizado, nesses casos, para dar um efeito diferente nas apresentações, o gelo seco nada mais é do que o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) no seu estado sólido. Para chegar a este modo de congelamento, a sua temperatura precisa estar em -78°C.
O principal diferencial do gelo seco está nas mudanças de fases. Só ele consegue pular etapas, o que chamamos de processo de sublimação. Ao ter contato com a temperatura ambiente, o gelo seco muda do estado sólido para o gasoso, sem ter o seu derretimento e passar para o estado líquido. Isso ocorre porque sua temperatura é tão baixa que não permite a entrada de calor.
Agora que você já sabe um pouco melhor o que é o gelo seco, confira abaixo com a Gelo Brasil outros detalhes sobre ele! Algumas das informações que você verá nesta matéria são: onde ele pode ser utilizado, como manuseá-lo, como armazená-lo e um uso diferente que você pode dar a ele. Continue a leitura e confira!
Onde o gelo seco pode ser usado?
O gelo seco é um produto com diversos usos. Ele pode ser utilizado não somente para fazer efeitos especiais em drinks, mas também para a refrigeração de alimentos, bebidas e sorvetes em supermercados. Além disso, ele também é uma solução para a conservação de produtos químicos, farmacologia, medicina, indústria do transporte, entre outros.
Como manusear o gelo seco?
Manusear o gelo seco não é tarefa fácil: ela requer cuidado e atenção. Não estamos falando do gelo comum, que encontramos nas nossas casas, basicamente água congelada. O gelo seco é gás carbônico, que, estando congelado a uma temperatura muito baixa, pode causar graves queimaduras.
Portanto, atenção! Sempre que for manusear o gelo seco utilize luvas, manga longa, sapato fechado e calça comprida. Tudo isso para que sua pele não tenha contato direto com o produto. Outro detalhe: nunca deixe o gelo seco perto das crianças, pois elas podem colocá-lo na boca e engoli-lo, causando, novamente, queimaduras gravíssimas.
Como armazenar o gelo seco?
Por estar numa temperatura muito negativa, o armazenamento do gelo seco pode ser difícil. Normalmente os congeladores não chegam a uma temperatura tão baixa quanto -78°C para que o gelo seco seja mantido sem derreter.
Uma alternativa é enrolar o produto em um jornal e depois armazená-lo em um isopor com tampa. A mudança de fase ainda irá ocorrer, mas depois de um longo tempo. O ideal é que assim que produzido e adquirido o gelo seco, você o utilize.
O uso do gelo seco como produto de limpeza
Aí vai uma curiosidade: você sabia que o gelo seco não prejudica o meio ambiente? Por ser um produto natural e que evapora, ele não deixa resíduos tóxicos na atmosfera. Graças a este fato, indústrias químicas, gráficas, eletroeletrônicas e de processamento de alimentos têm usado o gelo seco para limpar seu maquinário.
Isso dispensa a utilização dos produtos químicos que emitem substâncias poluentes no ar. Esse processo, que não para de conquistar novos adeptos, é conhecido como jateamento com gelo seco.
Há 35 anos no mercado, a Gelo Brasil conta com a produção de gelo de qualidade, seguindo todas as normas de higiene e armazenamento exigidos. Quer saber mais detalhes sobre o gelo seco? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!