Quando pensamos em gelo, a primeira – e, provavelmente, a única – funcionalidade que vem à mente é a de manter nossas bebidas geladas, certo? Talvez algumas pessoas lembrem que ele também é muito útil para manter a temperatura de alimentos e até dar outra cara para diversos drinks, mas elas estão longe de ser a maioria.
De qualquer maneira, ainda que essa fosse mesmo a única função do gelo, outro fator que muitos não dão a devida importância é a qualidade do produto que estão consumindo. Até porque nós já te falamos que gelo é alimento, lembra? Por isso, para qualquer que seja o uso que será dado a ele – até mesmo “somente” gelar bebidas – é preciso certificar-se da procedência do seu gelo.
Dito isso, hoje a Gelo Brasil trouxe um assunto um pouco diferente. Para você ver como as funções do gelo podem ser as mais variadas, nós iremos responder à pergunta que trouxe você até aqui: gelo é mesmo utilizado na fabricação de pães? A resposta é sim. Ficou curioso? Quer saber como? Continue a leitura abaixo e descubra!
A fabricação de pães e a temperatura
O pão francês, tipo de pão mais comum no Brasil, é feito de, basicamente, 4 ingredientes: trigo, água, sal e fermento. De todos eles, a água é um dos principais. Isso porque ela é a responsável por distribuir os ingredientes, fazendo com que a mistura da massa fique homogênea. É somente após esse processo que os pães podem ser modelados de fato.
No entanto, a simplicidade acaba por aí. Algo que deve ser constantemente controlado e cuidado durante toda a fabricação, podendo alterar drasticamente os resultados, é a temperatura da massa.
As masseiras, muito utilizadas por padarias, costumam ter velocidades de rotação bastante altas. Isso faz com que a temperatura da massa suba muito mais que o desejado, alterando as características que o produto final deve ter. Entre essas características, podemos citar a fermentação, a qual acaba sendo antecipada, o que faz com que o pão não cresça.
O papel do gelo na fabricação de pães
A esta altura, você já deve ter imaginado por que utilizar gelo no processo de fabricação de pães. Ele é quem irá resfriar a massa, permitindo o crescimento como ele deve ser. Como o gelo é a água em seu formato sólido, não há alteração na fórmula e, consequentemente, risco de deformações.
A participação do gelo ao fabricar pães só reforça o fato de que ele é um alimento como qualquer outro e deve ser tratado como tal, sempre prezando pela qualidade acima de todo o resto. E, mesmo que esse ponto já tenha sido citado, garantir nunca é demais: conheça a procedência do seu gelo, independente do uso que você pretende dar para ele.
Pães, alimentos, bebidas, enfim. O mais importante é evitar a contaminação oriunda de produtos de má qualidade e garantir o melhor para você, sua família e seus clientes.
A Gelo Brasil atua no mercado há mais de 30 anos, sempre priorizando a qualidade. Gelo é com a gente! Gostou do texto de hoje? Siga nosso Facebook e nosso Instagram para continuar nos acompanhando!