Uma das coisas mais comuns em nosso dia a dia, que não damos muita “bola” e a devida atenção, se chama… GELO!!!
Só lembramos do gelo quando estamos com muita sede e a água está quente demais para consumir, quando o verão está “bombando” – o calor insuportável – e queremos nos refrescar com uma bebida deliciosamente gelada, quando recebemos algum convidado em nossa casa e queremos fazer um agrado, um drink para homenageá-lo; quando estamos naquela “baladinha” de sempre e decidimos tomar o melhor coquetel da casa, etc.
Como vimos acima, podemos enumerar os diversos usos do gelo. É claro que a sua utilização é bem mais ampla e contempla, não só, o emprego em bebidas, mas também, atividades terapêuticas ou técnicas medicinais.
Retornando ao tema proposto, o gelo é um dos protagonistas quando o assunto é drink. Sabemos que o melhor gelo é aquele certificado, que passa por rigorosos critérios técnicos e padrões de qualidade, fiscalizado por órgãos competentes e que utiliza água de fontes avalizadas pelo Conselho de Química da região.
O Drink
A função principal do gelo em um drink é de ligar ingredientes, diluir o coquetel na proporção correta, além de suavizar o sabor e a intensidade alcoólica. O drink – quando bem elaborado – na temperatura adequada, é uma bebida inesquecível, que possibilita experiências únicas e autênticas.
O que não devemos fazer!
Em muitos bares e restaurantes encontramos máquinas de gelo simples que fabricam gelo de qualidade inferior, com muitas bolhas de ar, quebradiços e ocos.
Essas características não são as ideais (nem de longe) para a confecção de um maravilhoso drink, espetacular e refrescante. Os cubos derretem rapidamente, deixando a bebida aguada e diluída além da conta. Portanto, ter uma máquina de gelo simples pode não ser a melhor opção para o bartender.
“A melhor solução é utilizar gelo de excelente qualidade e fornecido pela Gelo Brasil. Todos os padrões de qualidade são atendidos”
Agora, precisamos conhecer os tipos de gelo para saber qual utilizar em cada drink. Vamos a eles?
O gelo ideal dependerá do tipo de coquetel a ser elaborado. Composição, corpo, aroma e suavidade fazem parte da essência de um belo drink. E o gelo é o maestro nessa história.
Tipos de Gelo
Gelo em cubos
Muito tradicional, é clássico para qualquer tipo de bebida ou drink. Não há segredos em sua utilização, basta usá-lo em um copo de mistura para integrá-lo à bebida.
Se for agitar, utilize uma coqueteleira. Em caso de drink puro, sem a presença do gelo na mistura, sirva a bebida em um copo adequado já gelado.
Gelo triturado
O drink frozen é uma bebida naturalmente refrescante para pessoas elegantes e sofisticadas. É um drink que utiliza gelo triturado em sua composição.
O gelo triturado pode ser feito de diferentes formas. A forma mais comum e usual desse tipo de gelo é aquela que utiliza liquidificador para triturar os cubos. Só fique atento ao fato de que parte do gelo derreterá no liquidificador.
Dica: após a trituração do gelo, retire o excesso de água antes de misturá-lo à bebida e seus ingredientes.
Outra forma bastante comum – e até tradicional – é colocar os cubos de gelo enrolados em um pano ou dentro de saquinhos a fim de quebrá-los com um “martelinho” ou socador. Nesse caso, o excesso de água será absorvido naturalmente pelo tecido.
A última maneira de triturar gelo, de maneira rápida e prática, é por meio de um triturador manual. Ideal para moer e triturar pedras de gelo. Como o próprio nome já diz, trata-se de um triturador manual. Basta colocar os cubos de gelo e girar a manivela do equipamento.
Bola de gelo (Ice Ball)
Originária do Japão, por sua natureza geométrica, surgiu para manter o melhor equilíbrio entre sabor e temperatura em um bom coquetel. O diferencial desse tipo de gelo em formato de bola é justamente o efeito estético que dá ao drink.
Existem duas formas de fazer o Ice Ball. A primeira é utilizando uma forma específica para bolas de gelo e a segunda é bem artesanal, lapidando manualmente pedras maiores.
Caso pretenda dar um toque a mais de sofisticação ao coquetel, você pode misturar outros ingredientes à água, tipo: frutas, flores, ervas aromáticas, dentre diversas outras possibilidades. Use a sua criatividade!
A Gelo Brasil te dá algumas legais de como usar o gelo:
- Só retire o gelo do local de armazenamento exatamente na hora em que for utilizá-lo, evitando assim o rápido derretimento e o excesso de água;
- Sempre utilize boas formas ou compre o gelo do seu drink com a Gelo Brasil;
- Para evitar rachaduras, fissuras ou cubos de gelo quebradiços, indicamos a utilização de formas de silicone. Dessa forma, o gelo sairá mais facilmente da forma, evitando perdas ou imperfeições no cubo;
- A contaminação é um fator de fundamental importância quando falamos em gelo de excelente qualidade. A Gelo Brasil obedece aos critérios, requisitos e padrões mais altos de qualidade e segurança. É fiscalizada e certificada por órgãos e Conselhos Profissionais responsáveis.
Portanto, caso queira fabricar gelo para consumo próprio doméstico, o ideal é afastá-lo de alimentos e bebidas que, eventualmente, possam contaminá-lo. Além disso, odores e sabores indesejados podem “acabar” com o seu drink.
- Utilizar água de torneira – NUNCA! A água que bebemos no Brasil contém muitas impurezas, além de cloro e sulfato de alumínio, alterando de maneira acentuada o seu paladar. Dê sempre preferência ao gelo fabricado pela Gelo Brasil.
Viu só?! Como é legal ficar por dentro de assuntos tão comuns em nosso dia a dia que muitas vezes nem prestamos atenção.
Aproveite que o verão está chegando e o calor ficando mais intenso para soltar a sua imaginação. Dê asas à sua criatividade e crie drinks maravilhosos com os gelos da Gelo Brasil.
Para nos contatar e conhecer um pouquinho mais sobre a qualidade dos nossos produtos, fique à vontade! Estaremos prontos para atendê-lo e ajudá-lo a fazer a melhor escolha quando o assunto for gelo.